E se o Orkut fosse um estado brasileiro?

Segundo dados da Agência Click, existem mais de 55 milhões brasileiros cadastrados no Orkut até o fim de 2009. Eu até poderia lembrar que hoje Orkut é sinônimo de internet (mesmo não o sendo de fato), afinal para a maior parte dos excluídos digitais os termos Internet, Email, Site, Computador e Orkut tratam da mesma coisa, mas isso é assunto de outro artigo.

Voltemos aos 55 milhões de orkutileiros (orkut + brasileiros)... Só essa pequena população seria maior do que a de centenas de países pelo mundo, incluindo nossa vizinha Argentina (se é que é país...). Só dentro do Brasil, o Orkut tem mais usuários do que a população do estado de São Paulo.

Sendo assim passei a filosofar sobre a seguinte possibilidade: E se o Orkut fosse um Estado Brasileiro?

Primeiramente seria o maior estado do país, com o maior número de habitantes e provavelmente com o maior índice de natalidade, são centenas de perfis criados diariamente. Teria uma das menores taxas de mortalidade (afinal quem morre no mundo físico, continua existindo no virtual), porém haveria altos números de suicídios (ou orkuticídio, quando o próprio usuário exclui seu perfil). Também teríamos uma enorme quantidade de gêmeos, trigêmeos etc devido aos inúmeros perfis de uma mesma pessoa (mesmo q sejam clonados!).

No campo da política, Orkut seria o estado com maior número de cadeiras no parlamento federal e seria capaz de eleger sozinho um presidente (que com certeza não seria o Lula nem a Dilma, talvez até fosse algum fake).

A principal fonte de renda do Estado seria com certeza a agricultura devido ao crescente número de “agricultores felizes” da Colheita Feliz (quem sabe poderia existir uma Secretaria de Colheita Feliz). Também haveria a renda provinda do setor de moda, pois um Buddy Poke geralmente veste mais de 15 modelitos diferentes por mês. Serviços de babás, pet shops e criação de peixinho seriam atividades em crescimento de participação do PIB estadual.

Esqueci de citar o turismo, afinal quantas pessoas visitam o Orkut todos os dias? Provavelmente nem o Caribe receba tantos visitantes. O único problema neste setor é que alguns entram e se perdem, ou então não encontram exatamente aquilo que procuravam.

Não diferente dos outros estados brasileiros, também existiria violência. Colheitas felizes roubadas, perfis assassinados, comunidades invadidas, pedofilia, agressões aos buddy pokes, discriminação e outros crimes que acontecem debaixo dos olhos do órgão de controle de segurança do Orkut que agem morosamente e sem ações de prevenção ou correção de atos (será que há alguma semelhança com o mundo real?!)

Poderia passar horas e até publicar um livro sobre como o Estado de Orkut seria e funcionaria e quais comparações poderiam ser feitas com nosso país, mas aí deixo a par da imaginação de cada leitor. Poderiam até existir estados vizinhos, como o Estado de Twitter, que esta tendo uma explosão populacional tremenda, ou então o Estado de Facebook que tem um grande número de migrantes recebidos do Estado de Orkut.

Por fim me surge uma última questão: E se o Google fosse um país?

2 comentários:

  1. Ah Raffa essa ultima questão eu pulo kakaka, mais voltando ao Estado do Orkut (situado na província do www.orkut.com), quem são as pessoas que ainda não fazem parte desse estado? Seriam aqueles moradores do Facebook? Ou das tantas outras redes sociais como Twitter, Ning, Myspace?... Enfim, acho que quem ainda não aderiu a pelo menos uma rede social está REALMENTE Excluída da (Inclusão Digital) kakaka, (acho que comecei a falar minhas teorias sem pé nem cabeça... .
    Hoje é muito comum como você mesmo disse o fato das pessoas (mais leigas ou não) dizerem/confundirem que internet, e-mail, site, orkut seja tudo a mesma coisa, volta e meia pego alguém dizendo umas bizarríces (Uma moça desesperada em seu twitter dizendo que não conseguia mudar para Sexo: Mulher, pois em sua PÁGINA INICIAL SEMPRE APARECIA "HOME") Deu pra entender o trocadilho? hauha.
    Voltando "foco", acho que o orkut pelo menos para os brasileiros é uma das melhores redes sociais pois facilita muito em seu manuseio (Sendo todo em português), tanto para criar sua conta quanto para achar outras pessoas, fora o fato de que se você tem um E-mail G-MAIL automaticamente você já tem sua conta do Youtube e muitas outras vantagens oferecidas pela google. Agora está conseguindo ainda mais usuários devido aos aplicativos/games (Cópias do Face), Buddy, MiniFazenda,Pet,Peixe etc.
    Creio que esse estado só tenha a crescer cada vez mais, eu como um morador desse estado (viajando constantemente para outros rsrs) me sinto conectado com o mundo através dele.

    Obs: Raffa eu sei que falei um monte de blablabla kakaka, eu sou uma anta mesmo!
    Seu texto e sua forma de expressão estão como sempre "Magníficas" você é o cara!

    ResponderExcluir
  2. fantastico, acho que eh de familia hein, espero que eu tambem consiga escrever assim um dia, abracos, em breve estou devolta!

    ResponderExcluir